sexta-feira, 21 de agosto de 2009
terça-feira, 18 de agosto de 2009
segunda-feira, 17 de agosto de 2009
Assombrosamente rápido 9,58
Na mesma pista em que Jesse Owens, para desprezo e aversão de Hitler, ganhou há 73 anos a final olímpica de 100 metros em 10,3 segundos, Usain Bolt bateu o seu próprio record do mundo.
Bolt descreveu assim a prova "Foi sensacional. Definitivamente, foi a minha melhor corrida"; no entanto, considera que pode melhorar a marca "posso correr os 100 metros em 9,40". Quem dúvida? "show must go on" nos 200 metros. Fantástico, não há palavras.
USAIN BOLT NEW WR 9,58 (Campeonato do Mundo de Berlim)
USAIN BOLT 100 m 9,69 (Jogos Olímpicos de Pequim)
domingo, 2 de agosto de 2009
Se fosse vivo Zeca Afonso faria hoje 80 anos
A justa homenagem a um grande homem, um dos maiores músicos de intervenção.
As referências ao músico e poeta nos jornais on-line:
_ Associações comemoram 80 anos do nascimento do poeta e músico;
_ "Zeca Afonso foi sempre mal-amado" (entrevista com Zélia Afonso);
_ História de uma entrevista a Zeca Afonso (entrevista que concedeu, em 1970, aos jornalistas Cáceres Monteiro e Daniel Ricardo. História da vida do cantor e a sua discografia, na revista visão).
Músicas:
quinta-feira, 30 de julho de 2009
Kilimanjaro
O Kilimandjaro, de Waltervon Ruckteschell
O Monte Kilimanjaro situa-se no norte da Tanzânia, junto à fronteira com o Quénia. É o ponto mais alto de África, com uma altitude de 5895 m. Este antigo vulcão, com o topo coberto de neves eternas, ergue-se no meio de uma planície de savana, oferecendo um espectáculo único. O Monte e as florestas circundantes, com uma área de 75.353 ha possuem uma fauna rica, incluindo muitas espécies ameaçadas de extinção e constitutem o Parque Nacional do Kilimanjaro, que foi inscrito pela UNESCO em 1987 na lista dos locais que são Património da Humanidade. (Fonte: wikipedia.org/wiki/Quilimanjaro)
Marcadores:
Kilimanjaro,
Parques Naturais,
Património da Humanidade
segunda-feira, 27 de julho de 2009
Modelo Bauhaus
Arquitectos da Bauhaus
A grande exposição Modelo Bauhaus, inaugurada recentemente na Martin-Groupius-Bau de Berlim, mostra mais de 1.000 objectos originais daquela que é considerada a escola de design, artes plásticas e arquitectura mais influente do século XX, que funcionou entre 1919 e 1933 na Alemanha. Móveis, maquetes de edificios, vestidos, desenhos, pinturas e fotografias são testemunho da criatividade dos alunos e professores da escola que podem ser vistos na exposição.
segunda-feira, 20 de julho de 2009
A chegada à Lua, pela Internet e em tempo real
Hoje cumpre-se quarenta anos da alunagem da Apolo XI. Para celebrar o aniversário, um site - We Choose the Moon - recria a travessia em tempo real, onde podemos escutar a comunicação entre os astronautas e o controlo de vôo da NASA. Aqui
Também hoje já se pode viajar à Lua através do Google Earth - Moon in Google Earth , um serviço que permite navegar no satélite terrestre em 3D. Inclusive fazer o percurso dos astronautas da Apolo XI e ver fotos panorâmicas em alta resolução.
Sexo e morte, no Museu Thyssen de Madrid
" Espectáculo para um casal. O capitão Frans Banningh", Picasso
A paixão erótica, desde todas as perspectivas e orientações sexuais, e a intíma relação entre o sexo e o instinto da morte mostrar-se-ão através de grandes obras de arte na exposição que o Museu Thyssen-Bornemisza dedicará no outono às Lágrimas de Eros. (texto e foto: EFE)
sábado, 4 de julho de 2009
Ruínas de Loropéni
Situadas perto da fronteira com a Costa do Marfim, o Gana e o Togo, as ruínas de Loropéni, no Burkina Faso, fazem parte de uma fortaleza da rota subsariana do ouro. Têm cerca de mil anos e foram ocupadas pelos povos Lohron e Koulango. Fonte: UnescoPress
terça-feira, 7 de abril de 2009
Os Navegadores
Eles habitam entre um mastro e o vento.
Têm as mãos brancas de sal
E os ombros vermelhos de sol.
Os espantados peixes se aproximam
Com olhos de gelatina.
O mar manda florir seus roseirais de espuma.
No oceano infinito
Estão detidos num barco
E o barco tem um destino
Que os astros altos indicam.
Sophia de Mello Breyner Andresen
Marcadores:
Navegadores,
Poemas,
Sophia de Mello Breyner Andresen
sexta-feira, 20 de março de 2009
O Equinócio da Primavera no local mágico de Chãs
No sítio dos Tambores,freguesia de Chãs (Foz Côa) comemorou-se a entrada da Primavera, no santuário rupestre conhecido por Pedra da Cabeleira de Nossa Senhora, por aí existir uma pintura rupestre que, no imaginário popular, é tida como a cabeleira de Nossa Senhora.
Trata-se de um enorme penedo orientado no sentido Nascente-Poente que possui uma gruta em forma de semi-arco, com cerca da 4,5 metros de comprimento, que é iluminada no centro, no momento em que o Sol nasce.
O altar sacrificial existente naquele local terá sido um observatório astronómico primitivo, que os nossos antepassados teriam aproveitado, para ali realizarem os seus cultos, festas e rituais com ligação às colheitas, à fertilidade da terra e às estações do ano. Há mesmo quem lhe chame o “Stonehenge Português”, por se encontrar “nos Caminhos dos Sagrados Templos do Sol”.
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009
quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009
Às vezes, sabe bem saber que não estamos sós
Angústias, lamentos, medos, alegrias, estranheza…Um título sugestivo: Kafka no mundo de Van Gogh. Um blog a visitar
quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009
Antigos Telefones
Subscrever:
Mensagens (Atom)