quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Armas da cidade de Amesterdão


O lema da cidade de Amesterdão é "Valor, Resolução e Misericórdia". Nas armas da cidade, há duas riscas vermelhas a ladearem uma risca preta. Nessa risca preta encontram-se representadas três cruzes (cruzes de Santo André). No entanto, apesar da maioria das pessoas associar as cruzes ao lema da cidade, a verdade é que estas são bem mais antigas e referem-se, segundo a tradição popular às três ameaças cíclicas: água, fogo e pestilência.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

17,67: a marca do campeão


Os melhores Jogos de sempre para Portugal, graças ao ouro de Nelson Évora e à prata conquistada por Vanessa Fernandes. Depois de tanta polémica sobre o comportamento e o brio profissional dos atletas portugueses, mas o que é que isso interessa agora...
O perfil do campeão, traçado pelo JN aqui

domingo, 3 de agosto de 2008

Júlio Pomar: "Salazar ajudou-me a fazer a opção pela pintura"


Foto Orlando Almeida (DN)

Júlio Pomar, em entrevista no DN, refere que deu aulas de desenho, quando Salazar implicou com um retrato que fez de Norton de Matos e o expulsou do ensino.
"Era bastante novo e dei aulas de Desenho na Escola Afonso Domingues.
Durante quanto tempo?
Acho que um ano e picos. Porque entretanto foi a campanha do general Norton de Matos. Fiz um retrato, que teve uma grande popularidade entre os rapazes que diziam "lá vi a caricatura do sr. doutor", mas parece que Salazar se interessava sobre as actividades dos seus subordinados e mandou-me embora. O que só me fez bem. ".
A entrevista no Dn aqui.

quarta-feira, 30 de julho de 2008

"Tritão carregando Nereida nas costas"

"Tritão carregando Nereida nas costas", de Arnold Böcklin (1875).
Na mitologia grega, Tritão era um deus marinho, filho de Poseidon; é geralmente representado com cabeça e tronco humanos e cauda de peixe. As Nereidas eram as cinquenta filhas de Nereu e de Dóris. As Nereidas eram veneradas como ninfas do mar, gentis e generosas, sempre prontas a ajudar os marinheiros em perigo. Pela sua beleza, as Nereidas também costumavam dominar os corações dos homens. São representadas com longos cabelos, entrelaçados com pérolas.

Arte afegã, guerra e opressão

Pintura retratando uma cidade destruída, Imagem:© Patchworldverlag, www.patchworldverlag.com
Temas sombrios como os horrores da guerra, a morte, a falta de liberdade de expressão e a opressão das mulheres afegãs dominam a exposição de Berlim, que procura ser a maior retrospectiva de arte contemporânea afegã da actualidade.

"Triunfo do Amor"

'Triunfo do Amor', de Max Ernst. O alemão Max Ernst foi um dos principais membros do Movimento Surrealista, fundado pelo intelectual francês André Breton em 1924.

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Picasso: artes gráficas (VIII)

Poster anunciando o 2º Congresso Mundial pela Paz em Londres, em 1950.

Picasso: artes gráficas (VII)

Ilustração para o caderno de notas A la Jeunesse, do compositor Paul Arma.

Picasso: artes gráficas (VI)

Capa do caderno de notas Ragtime, do compositor Igor Strawinsky, de 1922

Picasso: artes gráficas (V)

A dança dos centauros, ilustração para o programa do Ballets des Champs Elysées de 1948

Picasso: artes gráficas (IV)

Ilustração para a capa do catálogo da mostra de cerâmicas Cent cinquante céramique originales ("Cento e Cinquenta cerâmicas originais") em Paris, 1958.

Picasso: artes gráficas (III)

Capa do jornal francês Libération de 1959

Picasso: artes gráficas (II)

Capa do jornal francês L'Humanité de 1953

Picasso: artes gráficas (I)

Poster para uma exposição em 1952

Promoção do uso do preservativo através dos escritos do Antigo Testamento

Uma campanha apresentada dia 22 de Julho, terça-feira, no México utiliza frases do Antigo Testamento para promover o uso do preservativo entre a população do país como meio para combater a expansão da Sida.
Esta iniciativa promovida por associações católicas mexicanas tem como lema: "Ama ao teu próximo como a ti mesmo. Usa preservativo".

"Amado meu! que delicioso eras, que delicioso! O nosso leito e só de folhagem", "Serão teus peitos como cachos de uva e a tua respiração como perfume de maçãs" e "Debaixo da tua língua encontra-se leite e mel" são as três referências do "Cântico dos Cânticos", livro do Antigo Testamento, que narra a relação amorosa entre um homem e uma mulher.

quarta-feira, 26 de março de 2008

12 medidas pela não-violência e convivência escolares (Fenprof)

A Fenprof aponta «12 medidas pela não-violência e convivência escolares», entre as quais a garantia de apoio jurídico e judicial a todos os professores e auxiliares de educação vítimas de agressão física e verbal, bem como medidas que reforcem a autoridade dos docentes e aumentem a responsabilização dos pais em casos de violência e indisciplina, responsabilizando directamente o Governo por estes problemas

São as seguintes as medidas então sugeridas pela FENPROF, que volta a colocar como tarefas inadiáveis para se conseguir que em todas as escolas exista um clima propício às suas funções primeiras: ensinar e aprender.
1. A promoção, pelo Governo, com o envolvimento da Assembleia da República e do Conselho Nacional de Educação, junto das escolas e das comunidades educativas, de um amplo debate "Por uma Cultura de Paz e de Não-violência", que saia do foro exclusivamente legal e que procure o estabelecimento de um compromisso, envolvendo, designadamente, as famílias e as comunidades educativas, em geral.
2. A atribuição às Escolas e Agrupamentos de Escolas dos recursos humanos, financeiros e materiais necessários para o desenvolvimento de planos de actividade que concretizem os seus Projectos Educativos, designadamente para:
a. Estabelecer condições de acompanhamento e de mediação entre a escola e a família;
b. Respeitar a diversidade cultural, religiosa e étnica como forma de combater fenómenos de xenofobia e racismo;
c. Reforçar a autonomia das escolas através do desenvolvimento de um modelo de Direcção e Gestão democrático e favorecedor da participação dos diversos corpos sociais que interagem em ambiente escolar;
d. Diminuir a relação alunos/professor, a relação turmas/professor e a relação níveis/professor;
e. Efectivar a criação de equipas multidisciplinares que favoreçam o acompanhamento do percurso escolar dos alunos e a mediação de conflitos;
f. Desenvolver uma efectiva política de apoios educativos a todos os alunos com necessidades educativas especiais.
3. Adopção de medidas preventivas que dêem resposta à situação actual, através da negociação de protocolos de cooperação entre as escolas e os operadores sociais integrados no meio em que a escola se insere;
4. Desenvolvimento de uma efectiva política favorecedora da fruição da actividade cultural e da prática de actividade física e desportiva, enquanto factores de excelência para a convivência social em contexto de vivência colectiva;
5. Criação de um "Observatório para a Não-violência e para a Convivência Escolar";
6. Apoio a planos anuais das Escolas e Agrupamentos de Escolas para o desenvolvimento de projectos de promoção da Convivência Escolar;
7. Garantia de apoio jurídico e judicial a todos os profissionais de educação (professores e pessoal auxiliar) vítimas de violência física e verbal em contexto escolar ou com ele relacionadas;
8. Estabelecimento de regras de co-responsabilização das famílias, dos professores e dos alunos relativamente à convivência, frequência e sucesso escolares e educativos dos alunos;
9. Integração nos planos de estudo da formação inicial de docentes da temática da gestão de conflitos e da não-violência e convivência escolar;
10. Definição prioritária de planos anuais de formação de professores, pessoal auxiliar, pais e alunos em matéria de Não-violência e Convivência Escolar;
11. Alargamento da obrigatoriedade de frequência à educação pré-escolar e da escolaridade obrigatória até ao 12.º ano;
12. Consagração de uma política de combate à indisciplina e violência escolares, de compromisso, partilhado, que envolva toda a sociedade portuguesa e que favoreça o desenvolvimento da consciência social dos cidadãos perante o problema.

domingo, 23 de março de 2008

Novas Descobertas Arqueológicas em Memnon (Luxor, sul do Egipto)

Colossos de Memnon

Novas descobertas no sítio arqueológico dos colossos de Menmon (Luxor, sul do Egipto):


_uma estátua gigante de 3,62 metros da rainha Tiy, mulher do faraó da 18ª dinastia Amenhotep III, que governou de 1427 a 1379 antes de Cristo;


_ duas esfinges representando o casal real e dez estátuas de granito negro de Sekhmet, a divindade com cabeça de leão.



Os dois colossos reais de 15 metros descobertos em escavações anteriores serão expostos no ano que vem, a 100 metros das duas grandes estátuas que dominam o lugar e que são um dos mais famosos do Egipto.
"Com a instalação dos dois novos colossos e a exposição de tudo que já descobrimos, a percepção que temos do lugar irá mudar totalmente. Vai se tornar um dos museus ao ar livre mais importantes da época dos faraós", - disse a directora do grupo de arqueólogos.
Os Colossos de Menmon são gigantescas estátuas de quartzito, de cerca de 20 metros, que seriam as guardiãs do templo funerário do faraó, que foi atingido por um terremoto no século I depois de Cristo. Durante os séculos, as inundações do Nilo também devastaram o local.


terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Lenda da Moura Salúquia


A lenda conta a trágica história do casamento entre Salúquia, governadora de Moura, e o príncipe Brafma, senhor de Aroche.
O príncipe dirigia-se para Moura, onde devia desposar Salúquia, quando foi surpreendido por uma emboscada dos cavaleiros cristãos. Vencidos e mortos os mouros, os cristãos envergaram as suas roupas e dirigiram-se para Moura, fazendo-se passar pela comitiva do casamento.
Salúquia mandou-lhes abrir as portas mas dando pelo engano lançou-se das muralhas do castelo com as chaves da fortaleza na mão.
A lenda encontra-se perpetuada nas armas da cidade, que apresentam Salúquia caída junto à torre do castelo.