sábado, 22 de setembro de 2007

Anta da Fonte Coberta


A Anta da Fonte Coberta encontra-se implantada no centro de uma ampla planície, próxima de Vila Chã, concelho de Alijó, distrito de Vila Real.
A Anta da Fonte Coberta pertence ao grupo dos denominados "dólmens de vestíbulo" ou "dólmens de corredor curto ou de tipo vestibular", semelhantes a monumentos da região sul de Portugal (Alentejo) e pouco frequentes no Norte de Portugal e Galiza.
Monumento megalítico de câmara poligonal, com 7 esteios, e lage de cobertura. Na entrada, orientadas a Nascente, estão duas lages grandes fincadas e deitadas que formam um pequeno corredor.
Na face exterior da lage de cobertura existem algumas gavuras (covinhas), assim como no exterior de um dos esteios, associadas a um pequeno sulco, havendo referências a mais sulcos e depressões noutros esteios. No interior, no esteio ao lado esquerdo do esteio de cabeceira, existem ainda motivos pintados a vermelho.
A Anta da Fonte Coberta, um dos mais importantes dólmens do norte de Portugal foi classificado Monumento Nacional em 1910.

Sem comentários: