segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Ribeira da Atalaia: vestígios do Paleolítico com 300 mil anos

Uma equipa de arqueólogos de vários países identificaram no sítio da Ribeira da Atalaia (afluente do Tejo), Vila Nova da Barquinha, o que podem ser os mais antigos vestígios de ocupações do Paleolítico Inferior em Portugal.

A escavação, realizada este ano pela equipa internacional envolvida, desde 1999, no projecto Tempoar, "Território, Mobilidade e Povoamento do Alto Ribatejo", visa estudar o comportamento dos seres humanos que ocuparam o vale do Tejo na Pré-História e compreender como ocuparam o território, bem como a sua capacidade em gerir os seus recursos e a tecnologia utilizada.

Testes de luminescência (método que dá-nos a última vez que o vestígio esteve exposto ao sol) , utilizados para a datação absoluta dos vestígios , comprovam presença humana no território. Nos diversos estratos foram encontrados vestígios de ocupação ocupação continua desde o homem de Neandertal (300.000 anos) ao homem Sapiens Sapiens (24 mil anos).

Além dos utensílios feitos de seixos lascados, encontraram uma fogueira do Paleolítico Superior, com seixos rolados queimados e alguns estalados pelo fogo e a zona circular delimitada por terra queimada. “Já foram descobertas várias estruturas de combustão no nosso país mas noutro tipo de contextos, em abrigos ou grutas. Esta é ao ar livre e num terraço fluvial, daí a sua singularidade” (Sara Cura, arqueóloga)

Sem comentários: