sábado, 29 de setembro de 2007

Museu da Escrita do Sudoeste (Almodôvar)

Estela epigrafada com a escrita tartéssica

No Museu da Escrita do Sudoeste, em Almodôvar, poderemos ver em breve alguns dos mais importantes achados arqueológicos epigrafados com caracteres da Escrita do Sudoeste, com destaque para uma estela funerária, com uma das maiores inscrições, da escrita tartéssica, achada no sítio arqueológico de São Marcos da Serra, no concelho de Silves.
Trata-se sobretudo de estelas funerárias — colunas tumulares em pedra de xisto — nas quais os antigos faziam inscrições e eram colocadas ao alto nas sepulturas.
Foram descobertas até agora na Península Ibérica, 90 estelas epigrafadas com escrita tartéssica, das quais 75 em território português e uma parte deste espólio pode ser apreciada no Museu da Escrita do Sudoeste (inicialmente o museu vai contar com 20 estelas).
A Escrita do Sudoeste deverá ter surgido na Idade do Ferro, desenvolvida pelos tartessos (nome pelo qual os Gregos conheciam a primeira Civilização do Ocidente), nas actuais regiões da Andaluzia espanhola, Baixo Alentejo e Algarve, teve influências egípcias e fenícias e permanece indecifrável.

Sem comentários: