Posto de controle, Checkpoint Charlie: tanques americanos e soviéticos
permaneceram durante dias, frente a frente
Uma consequência da derrota da Alemanha na 2.ª Guerra Mundial foi a divisão do país em dois Estados. A Alemanha tornou-se o marco divisório de dois blocos e sistemas político-económicos antagónicos, liderados pelos EUA e pela União Soviética.
Dia13 de Agosto de 1961, o Governo da República Democrática Alemã (RDA) deu ordem de erguer um muro com uma extensão de 155 Km que separava Berlim Ocidental de Berlim Oriental. Muito maior era a fronteira interalemã, isto é, entre a República Federal da Alemanha (RFA) e a República Democrática Alemã (RDA), de regime comunista. Agravou-se assim a divisão da Alemanha no pós-guerra, dificultando a fuga de alemães-orientais para o Ocidente.
Dia 9 de Novembro de 1989 começava a ser derrubado o Muro de Berlim. Por mais de 28 anos, foi o símbolo da divisão das duas Alemanhas.
No ano que marca a comemoração de 46 anos do Muro de Berlim, não há nem sequer certeza sobre o número exacto de pessoas que morreram ao tentar fugir da Alemanha Oriental. Todavia, segundo os responsáveis pelo Museu do Muro em Berlim, o número de mortos na fronteira é de mais de 1.200.
Sem comentários:
Enviar um comentário